O Curso
O final da vida e a morte de pessoas próximas (parentes, amigos , vizinhos) muitas vezes nos deixam sem saber o que fazer, pois muitos dos conhecimentos antigos sobre a morte foram se perdendo ao longo da história da nossa sociedade.
Para resgatar alguns destes conhecimentos foi elaborado o curso de Últimos Socorros.
Neste curso são oferecidas informações e técnicas a fim de que QUALQUER PESSOA possa ter um conhecimento básico sobre o que é possível fazer ao acompanhar uma pessoa no final da vida.


Conteúdo do Curso
O curso consiste em um encontro único de 4 horas, sempre com 2 facilitadores com vivência em cuidados paliativos.
O encontro acontece em formato de roda de conversa (máx 15 participantes) com apresentações intercaladas com troca de experiências, perguntas e diversas técnicas.
Ele é dividido em 4 módulos:
- Morrer é parte da Vida
- Planejar e decidir
- Aliviar o sofrimento
- Despedidas
História do Curso
A ideia do curso de Últimos Socorros pela primeira vez em 2008 e foi apresentada pelo alemão Georg Bollig, que é médico intensivista, como parte de sua tese de mestrado em Cuidados Paliativos. Foi publicada em 2010 no livro “Palliative Care für alte und demente Menschen lernen und lehren”.
Na sequência, a ideia e os cursos foram apresentados em inúmeros eventos e congressos.
Os primeiros cursos aconteceram na Noruega (2014) e na Alemanha e Dinamarca (2015) e as experiências publicadas em um artigo de Bollig und Heller (2016): The last aid course – A Simple and Effective Concept to Teach the Public about Palliative Care and to Enhance the Public Discussion about Death and Dying.
Desde então mais de 20.000 pessoas em 20 países já participaram do curso.
E desde 2020 ele também é ofertado no Brasil.


Comentários de Participantes
- Utilidade pública! Já fiz esse curso e ele vale pra qualquer pessoa que quer saber o que fazer no final!
- Gostei da abordagem leve e descontraída.
- Este curso foi muito bom para mim. Porque acabei esclarecendo dúvidas. Superei também um medo que tinha, só do tema morte.
- Curso lindo ♥.
- Precisamos levar ao máximo possível de pessoas esse conhecimento e a coragem de falar sobre essa etapa…. a qual todos passaremos.
- Realmente todo mundo, tendo ou não alguém em fim de vida na família, deveria fazer.